.......Al sur del sur hay un sitio que está olvidado, que está cerrado como un baúl [Jorge Drexler].......

APRESENTAÇÃO

A disciplina de Projeto Arquitetônico e Planejamento Urbano (projeto9), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel) tem como temática o projeto para o espaço urbano e arquitetônico de modo integrado e em diferentes escalas, propondo alternativas espaciais e cenários de futuro, através de práticas de planejamento urbano e de projeto arquitetônico. No âmbito do planejamento urbano: elaboração de levantamento, diagnóstico e prognóstico; elaboração de alternativas espaciais para a estrutura intra-urbana e para o crescimento da área efetivamente urbanizada, observando a preservação ambiental, a estrutura do sistema viário e o uso e a ocupação do solo. No âmbito do projeto arquitetônico: elaboração de projeto de arquitetura ou de desenho urbano de elevada complexidade, considerando a estrutura da paisagem e seus aspectos formais, funcionais, tecnológicos, culturais e ambientais.. Nesse 2. semestre de 2007 o projeto 9 vem sendo desenvolvido na cidade de Santa Vitória do Palmar/RS.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ARQUITETURAS RELACIONAIS

Exposição na FAUrb/UFPel
De 06 a 20 de novembro de 2007


PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 06 DE NOVEMBRO
8:00 – Montagem da Exposição
(Saguão FAUrb/UFPel)

10:00 – Exibição de Vídeos SVP
(Saguão FAUrb/UFPel)

12:00 – Almoço no Pacho
(Rua Alm. Barosso)

14:00 – Conversa com os professores Maurício Polidori e Edu Rocha
(auditório FAUrb/UFPel)

15:00 – Exibição do filme: Ensuciarse la Lengua: idea para uma pelìcula
Tirana – Barcelona, 2004, Direção: Jorge Larrosa
(auditório FAUrb/UFPel)

18:00 – Abertura da exposição
(Saguão FAUrb/UFPel)

SINOPSE:
A exposição “SANTA VITÓRIA DO PALMAR: arquiteturas relacionais” é composta por trabalhos dos alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico e Planejamento Urbano (projeto 9) realizados neste 2º. Semestre de 2007, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A disciplina de projeto 9 vem sendo realizada na cidade de Santa Vitória do Palmar, projetar o espaço urbano e arquitetônico de modo integrado e em diferentes escalas, propondo alternativas espaciais e cenários de futuro, através de práticas de planejamento urbano e de projeto arquitetônico.

As aqui chamadas “arquiteturas relacionais” estão diretamente ligadas aos “objetos relacionais” criados pela artista Lygia Clark (1920-1988), que assim designou todos os elementos que utilizava nas sessões de Estruturação do Self – trabalho praticado de 1976 a 1988, no qual culminam as investigações da artista que envolvem o receptor e convocam sua experiência corporal como condição de realização da obra (Caminhando, 1963 e Pedra e Ar, 1966). Incorporada ao próprio nome dos objetos, sua qualificação indica de antemão que a essência dos mesmos se realiza na relação que com eles estabelece o “cliente” da proposta da artista.

Os trabalhos que compõe a exposição são diversos: vídeos, colagens, cartografias urbanas, fotografias e objetos interativos. A idéia principal da exposição é a de utilizar a arte contemporânea para criar uma espécie de relacionamento entre a cidade de Santa Vitória do Palmar encontrada pelos alunos de projeto 9, a comunidade da FAUrb/UFPel e os visitantes em geral da exposição, de modo à afectar os projetos arquitetônicos e urbanos propostos pelos alunos de projeto 9 para a cidade de Santa Vitória do Palmar.

Nenhum comentário:

VIAGEM AO SUL